O processo de construção do conhecimento
A extensa pesquisa do
epistemologista suíço Jean Piaget sobre o desenvolvimento da inteligência na
criança trouxe grandes
contribuições para a teoria e prática educacional. Suas teorias de formação do
conhecimento baseiam-se numa abordagem interacionista
que considera o conhecimento como o resultado das interações do sujeito com
o objeto: o sujeito aprende através de suas ações e, ele próprio,
constrói continuamente seu conhecimento a partir das interações com o ambiente.
O processo de construção do conhecimento é permanente e vai estar sempre em
desenvolvimento, ou seja: novos níveis de conhecimento vão sendo
indefinidamente construídos a partir das trocas sujeito/objeto.A contribuição do
neuropsicólogo e lingüista russo Lev Vygotsky para a educação se dá com a
elaboração de uma teoria
Histórico-Cultural de construção do conhecimento. Contemporâneo de Piaget,
Vygotsky afirmava que o desenvolvimento do
indivíduo seria o resultado de um processo sócio-histórico construído a partir
das experiências, hábitos,
atitudes, valores e da própria linguagem daqueles que interagem com a criança
em seu grupo familiar e em sua
convivência. Portanto, é a partir das relações intra e inter-pessoais que o
sujeito vai internalizando
conhecimentos, papéis e funções sociais, contribuindo para a construção
espaço-temporal de uma visão de sociedade e de mundo. A construção dessa visão
de sociedade e de mundo vai colocar o indivíduo frente a questões atuais
debatidas mundialmente como, por exemplo, a discussão sobre a proteção do
meioambiente, influenciando no processo educativo a partir de sua educação ambiental
e sua consequente relação com o ambiente natural e construído, compreendendo,
ainda, que a própria edificação escolar deve também se harmonizar com esse
ambiente.Postado por: Joice Aline Gonzatti
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