quinta-feira, 5 de junho de 2014

O processo de construção do conhecimento

O processo de construção do conhecimento
A extensa pesquisa do epistemologista suíço Jean Piaget sobre o desenvolvimento da inteligência na criança trouxe grandes contribuições para a teoria e prática educacional. Suas teorias de formação do conhecimento baseiam-se numa abordagem interacionista que considera o conhecimento como o resultado das interações do sujeito com o objeto: o sujeito aprende através de suas ações e, ele próprio, constrói continuamente seu conhecimento a partir das interações com o ambiente. O processo de construção do conhecimento é permanente e vai estar sempre em desenvolvimento, ou seja: novos níveis de conhecimento vão sendo indefinidamente construídos a partir das trocas sujeito/objeto.A contribuição do neuropsicólogo e lingüista russo Lev Vygotsky para a educação se dá com a elaboração de uma teoria Histórico-Cultural de construção do conhecimento. Contemporâneo de Piaget, Vygotsky afirmava que o desenvolvimento do indivíduo seria o resultado de um processo sócio-histórico construído a partir das experiências, hábitos, atitudes, valores e da própria linguagem daqueles que interagem com a criança em seu grupo familiar e em sua convivência. Portanto, é a partir das relações intra e inter-pessoais que o sujeito vai internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, contribuindo para a construção espaço-temporal de uma visão de sociedade e de mundo. A construção dessa visão de sociedade e de mundo vai colocar o indivíduo frente a questões atuais debatidas mundialmente como, por exemplo, a discussão sobre a proteção do meioambiente, influenciando no processo educativo a partir de sua educação ambiental e sua consequente relação com o ambiente natural e construído, compreendendo, ainda, que a própria edificação escolar deve também se harmonizar com esse ambiente.

Postado por: Joice Aline Gonzatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário